sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Lançamento Livro ¨Dos Hospitais aos Tribunais¨


Gente,

quero convidar a todos para o lançamento do livro ¨Dos Hospitais aos Tribunais¨ coordenado por mim e pela Ana Carolina Brochado Teixeira.

Trata-se de uma obra interdisciplinar que conta com a participação de grandes nomes nacionais e internacionais como Roberto D´Ávila, Roberto Andorno, Leo Pessini, Maria Júlia Kovacs, Maria de Fátima Freire de Sá, Rachel Aisengart Menezes, entre outros.

Para os estudiosos das Diretivas Antecipadas, o livro tem dois artigos sobre o tema.

Aguardo vocês dias 09.03, de 10h às 13h, na Livraria Saramago, Av. Bandeirantes, 1.764, Belo Horizonte/MG.

Abraço,
Luciana.


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Prática de Eutanásia é crime no Brasil

Acerca das denúncias de que a ex-chefe da UTI do Hospital Evangélico de Porto Alegre, Dra. Virgínia Helena Soares de Souza, praticava eutanásia, quero afirmar:

1. A prática de eutanásia é crime no Brasil, sendo enquadrada como homicídio qualificado;

2. Repugno veementemente a ação da profissional vez que a mesma se afasta da concepção de ¨morte por compaixão¨. As motivações econômicas por detrás deste ato são totalmente contrárias ao Direito de Morrer. 

3. As diretivas antecipadas, no Brasil, não podem versar sobre desligamento de aparelhos, tendo em vista a tipificação penal da eutanásia.

Por fim, compartilho com vocês a nota de esclarecimento do Conselho Federal de Medicina sobre este caso:


Brasília, 20 de fevereiro de 2013.


NOTA DE ESCLARECIMENTO À SOCIEDADE

Tendo em vista a denúncia e prisão de uma médica com atuação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Curitiba (PR), o Conselho Federal de Medicina (CFM) vem a público esclarecer que:
1)     O caso está sendo acompanhado diretamente pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRM-PR), que já determinou a abertura de sindicância para verificar se há indícios de prática antiética;
2)     Se for confirmado o delito, o CRM-PR proporá a abertura de processo contra a médica denunciada, que ficará passível de receber penas que vão até a cassação do exercício profissional;
3)     Denúncias deste tipo (que ainda estão sob apuração) são casos isolados que, de forma alguma, devem comprometer a confiança de pacientes e seus familiares na competência e na seriedade dos médicos em atividade, especialmente dos intensivistas que atuam diuturnamente nas UTIs;
4)     Com relação à suspeita de prática de EUTANASIA, levantada pela imprensa, o CFM ressalta que a confirmação desse ato configura crime, o qual é rechaçado pelo Conselho Federal de Medicina, devendo os autores serem responsabilizados e punidos, conforme o que determina a lei;
5)     Por outro lado, o Conselho Federal salienta que este ato criminoso nada tem a ver com a possibilidade da ORTOTANASIA, prevista na Resolução CFM 1805/2006 e considerada legal pela Justiça, em decisão de 1º de dezembro de 2010, a qual assegura ao paciente em estado terminal e lucidez comprovada a autonomia para decidir os tipos de procedimentos aos quais será submetido.
Finalmente, o CFM pede às autoridades e à imprensa rigor e sobriedade na apuração e na cobertura dos fatos, ao mesmo tempo que reafirma o compromisso dos médicos brasileiros com a saúde e a com a vida. Os pacientes e a sociedade podem depositar sua confiança nestes profissionais, especialmente naqueles que atuam diuturnamente nas UTIs.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (CFM)
Disponível em: http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23580:nota-de-esclarecimento-cfm-se-manifesta-sobre-denuncia-e-prisao-de-medica-no-pr&catid=3

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Evento de Bioética em Belo Horizonte

Gente, 

não é todo dia que temos a oportunidade de assistir uma palestra do presidente do CFM, da editora chefe da revista Bioética e do presidente da Sociedade Brasileira de Bioética. E o melhor, todos eles falarão no mesmo dia, em evento organizado pela Câmara Técnica de Bioética do CRM/MG. O evento é gratuito e gerará a publicação de Anais, a serem entregues aos participantes.

Não percam!

Luciana.


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Boas vindas!

Prezados Leitores,

Desde 2007 tenho me dedicado ao estudo das Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV), especialmente, do Testamento Vital. Em março de 2012, comecei o site www.testamentovital.com.br, que, em menos de um ano atingiu o número de 120.000 acessos. Para comemorar tal feito, e me aproximar ainda mais do leitores interessados na temática, decidi começar esse blog, que funcionará paralelamente ao site, com o objetivo de trazer minhas opiniões sobre assuntos corretados às DAV.

Desejo que gostem, que acompanhem, que critiquem e que compartilhem este blog.

Abraços,

Luciana Dadalto.